domingo, 8 de novembro de 2009

Não defenda sua reputação ou suas intenções

    Não tenha medo de agressões verbais ou de críticas. Só os moralmente fracos sentem-se impelidos a defender-se ou explicar-se aos outros. Deixe que a qualidade de suas ações fale a seu favor. Não podemos controlar as impressões que os outros têm a nosso respeito, e o esforço de fazê-lo só desagrada o nosso caráter.
       Assim, se alguém lhe disser que determinada pessoa criticou você, não se dê ao trabalho de apresentar desculpas ou justificativas. Sorria apenas e diga: "Acho que essa pessoa não conhece todos os meus outros defeitos. Ou não teria mencionado somente esses."

Epicteto foi um filósofo grego, pertencente à Escola Estóica, que viveu a maior parte de sua vida como escravo em Roma. De seus ensinamentos conservam-se um "Enchyridion", ou "Manual", e alguns discursos, editados por seu discípulo, Flávio Arriano. Seu nome vem do grego, "epiktetos", que quer dizer "adquirido" ou "comprado". Seu nome de nascimento é, infelizmente, desconhecido.

3 comentários:

  1. Faz sentido.. Pra que ter o trabalho de se explicar para os outros, se suas atitudes não as afetam de forma negativa...

    "Acho que essa pessoa não conhece todos os meus defeitos. Ou não teria mencionado somentes esses."

    Essa frase é fina...

    ResponderExcluir
  2. Bacana mesmo!! e outra mesmo que a primeira impressão seja a que fique a unica coisa que se pode fazer pra agradar alguém é ser você mesmo!! se não adiantar, paciência!

    ResponderExcluir
  3. Boa... Acho que nós temos o instinto de nos esquivar das criticas, é dificil aperender a ouvir-las e dependendo de quem critica... Como já perdemos completamante a paciencia com tal pessoa entao é impossivel levar a critica na boa!!! É melhor matar!

    ResponderExcluir